Fibrilação atrial

fibrilacao atrial sao paulo.jpg

A fibrilação atrial (FA) é a arritmia mais comum, acomete 1 a 2% da população geral, e tem aumento de sua incidência com o envelhecimento. A doença é provocada por uma desordem na atividade elétrica dos átrios, levando a uma perda da contração atrial. Tal fato pode levar a formação de coágulos dentro do coração, que ao caírem na corrente sanguínea podem causar obstruções de artérias no cérebro (acidente vascular cerebral) ou em qualquer outra artéria do corpo.

O que causa a Fibrilação Atrial

A arritmia pode ocorrer em corações normais, porém uma série de fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento:
- Envelhecimento
- História familiar
- Doenças Cardiovasculares : hipertensão arterial, doenças das válvulas do coração, insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio
- Abuso de álcool, drogas e bebidas energéticas
- Outras doenças como obesidade, apneia do sono e hipertireoidismo

Quais são os sintomas

Muitas pessoas são assintomáticas, entretanto alguns sintomas podem surgir: palpitações, sensação de cansaço e fadiga, falta de ar , dor no peito, tonturas e desmaios.

Como diagnosticar o problema

A suspeita de fibrilação atrial é feita através da avaliação clínica e exame físico com a detecção da frequência cardíaca irregular pela tomada de pulso ou ausculta cardíaca . A confirmação é através do eletrocardiograma de 12 derivações e em algumas ocasiões pelo holter de 24 horas. Muitos casos são diagnosticados na emergência durante um quadro de palpitação.

Tratamento da fibrilação atrial

A maioria dos casos podem sem tratados com medicamentos e mudança de estilo de vida. O tipo de tratamento será definido de acordo com a idade do paciente, presença de sintomas, controle de frequência cardíaca e risco de acidente vascular cerebral ( AVC) . O cálculo desse risco é feito pelo escore CHADSVASC e após será decidido a necessidade do uso contínuo de medicamento anticoagulante. O tratamento por ablação pode ser indicado para alguns pacientes, principalmente jovens com coração estruturalmente normal.

Prevenção

Hábitos de vida saudáveis e tratamento das doenças cardiovasculares ajudam a evitar e a controlar a arritmia. Tais medidas são:

* Dieta saudável
* Evitar o abuso de álcool, cafeína e bebidas energéticas
* Controle de estresse
* Cessar tabagismo
* Controles das doenças cardiovasculares e uso correto dos medicamentos.